/// Notícias

Satsang de Primavera traz programação especial em comemoração ao Dia da Paz

Em comemoração do Dia Mundial da Paz e a mudança da estação, o Satsang de Primavera deste ano traz quatro dias com diversas atividades. / Foto: Paullo Amarall / FCCR.

Satsang de Primavera traz programação especial em comemoração ao Dia da Paz


14.09.2022
Em comemoração do Dia Internacional da Paz e a mudança da estação, o Satsang de Primavera deste ano traz diversas atividades, sob o tema "A Paz é o Caminho”, e acontecerá entre os dias 21 a 25 de setembro.
 
As atividades da Cultura de Paz têm o objetivo de dialogar por meio da comunicação não violenta a respeito todas as formas de discriminação para um caminho ao encontro da paz.
 
E, como abertura, teremos o Baile de Primavera, que é uma vivência de danças circulares, orientada pelo Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa, para uma atmosfera que conecte os participantes com a essência da cultura de paz do povo brasileiro.

No domingo (25), acontece a primeira apresentação do projeto Música ao Pôr do Sol. A apresentação será às 17h, em frente à Casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade. Se possível, venha com roupas brancas para a comemoração.

O Satsang é promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e acontecerá no Centro Cultural Clemente Gomes e na área do Bambuzal, com música, dança e diversas vivências em grupo. O evento é gratuito e livre para todas as idades. Confira a programação completa:

Quarta (21)

Às 19h | Baile de Primavera, com Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa, no Centro Cultural Clemente Gomes.

Quinta (22)

Às 16h | Treinamento Perfumado com Lian Gong, com Eliana Costa, no Centro Cultural Clemente Gomes.
É uma prática corporal terapêutica que trabalha na manutenção da vida, eliminando as doenças para depois nutrir o corpo. Esse método é desenvolvido em dois níveis de treinamento: no primeiro nível é para fortalecer os sopros de defesa do corpo e o segundo nível é para fortalecer os sopros da nutrição. O treinamento é em parceria com o Projeto Guri.

Às 19h | Vivência de Cantos Sagrados da Ancestralidade, com Sarah Veras e Moringa D’Xoroquê, no Centro Cultural Clemente Gomes.
A vivência mostra através de práticas corporais, cantos sagrados e o uso dos tambores que pode-se integrar o corpo, mente e espírito, em direção ao sagrado.

Sexta (23)

Às 15h | Vivência com Mandalas, com Jeyse Mary, no Centro Cultural Clemente Gomes. 
Sob orientação da artista plástica, os participantes confeccionam marcadores de página com a técnica de mandala em pontilhismo. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Às 16h | Lian Gong em 18 terapias, com Edna Fernandes, no Centro Cultural Clemente Gomes. 
A atividade do Lian Gong em 18 terapias é orientada pela biomédica e instrutora de práticas chinesas, Edna Fernandes. A oficina fortalece o sopro vital, elimina e ameniza as dores do corpo. A atividade é para maiores de 16 anos e não é necessário se inscrever.

Às 18h | Yoga do Sol e da Lua, com Luci Ferreira, no Centro Cultural Clemente Gomes.
É uma prática de yoga clássica inspirada na harmonia dos movimentos do Ha (sol) e da Tha (lua) para se conectar com o ser e as energias da natureza, guiada pela orientadora Luci Ferreira. A atividade é livre para todos.

Às 18h30 | Yogaterapia, com Carol Bolanho, no Centro Cultural Clemente Gomes.
A yogaterapia é a aplicação de práticas especificas nos fundamentos do yoga, com foco no tratamento e prevenção de diversas doenças. A atividade é livre e para todas as idades.

Às 19h30 | Oficina de Danças Circulares, com Regiane Branco, no Centro Cultural Clemente Gomes.
A proposta dessa oficina é oferecer aos participantes uma vivência única de celebração da primavera, com oportunidade de dançar desde os ritmos brasileiros até mantras e canções para a paz. A oficina é livre para todos os públicos.

Às 20h | Apresentação Musical do Duo de Satsang, com Marcus Santurys e Camila Naranjo, no CET (Centro de Estudos Teatrais)
Marcus Santurys é um sitarista, compositor e produtor musical e apresenta, junto com Camila Naranjo, um repertório de músicas indianas. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo convida todos a participar e, se possível, comparecer com trajes brancos, em homenagem a esta data tão significativa. 

Sábado (24) 

Território de Brincar

Às 10h | Rua de Lazer, com monitores, no Bambuzal do Centro Cultural Clemente Gomes.

Às 10h | Atividades Lúdicas: "Que bicho você é?”, com Marcelo Fernandes, no Bambuzal do Centro Cultural Clemente Gomes.
As crianças vão brincar e desafiar o equilíbrio com o Jogo dos Bichos, descobrir com qual animal se identificam e pintar e construir seu próprio animal com a oficina de criatividade ecológica.

Às 10h | Estação Reciclaí, com Ari Pereira, no Bambuzal do Centro Cultural Clemente Gomes.
A Estação Reciclaí consiste em um espaço preparado para a vivência sensorial, onde pais e filhos tem acesso livre e espontâneo a diversos instrumentos musicais e elementos sonoros feitos com recicláveis. 

Das 10h às 12h e 14h às 16h | Oficina Tudo vira Vaso, com Marcelo Cunha, no Bambuzal do Centro Cultural Clemente Gomes.
A proposta dessa oficina é promover a reconexão com o hábito de plantar e cultivar plantas em casa de uma maneira divertida e sustentável. Utilizando materiais recicláveis, que provavelmente seriam descartados, damos uma nova função para eles, transformando-os em vasos coloridos e divertidos. 

Às 14h30 | Yoga Mamãe e Bebê, com Renata Machado, no Centro Cultural Clemente Gomes. (Vagas para 10 mães, com bebês de três a oito meses de idade. Inscrições no São José Viva)

Às 16h30 | Concerto Meditativo, com Francine Maia e Jeferson Leite, no Centro Cultural Clemente Gomes.
O objetivo dessa atividade é produzir a experiência sonora e meditativa, por meio de um concerto musical ao vivo e condução de práticas corporais e de concentração da mente. Os benéficos efeitos da música, junto com o yoga, trazem um bem-estar, equilíbrio e foco para os participantes. É livre para todas as idades.

Domingo (25)

Às 17h | Apresentação dos músicos do projeto Música ao Pôr do Sol, na Casa Olivo Gomes.

Endereço:

Centro Cultural Clemente Gomes, Casa Olivo Gomes e Bambuzal
Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade - Santana





A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .